Manter um controle rígido sobre os custos, despesas fixas e variáveis é essencial para a maximização dos lucros e geração de caixa em sua empresa.
Há uma variedade de alternativas que os gestores podem empregar para controlar as despesas, e, se preparar para custos imprevistos que surgem ao longo do ano.
Elabore um plano reduzir custos
Você precisa avaliar onde sua empresa está agora e onde deseja levá-la no futuro. Um roteiro bem pensado é essencial para prever adequadamente as despesas e prever possíveis contingências.
Por exemplo, se deseja abrir uma nova filial de vendas no próximo ano, você necessita antever quais serão seus possíveis custos e os resultados que deseja. Não dá para assumir novas despesas e custos sem entender o impacto que isso gerará em seu caixa e lucro.
Acompanhe as despesas diligentemente
Você tem que entender quais são seus custos e despesas históricas antes de planejar o futuro. Necessita detalhar:
quais despesas e custos são fixos e quais são variáveis;
que despesas podem ser evitadas;
quais são as despesas controláveis e quais não são;
quais são os departamentos que mais impactam em seus custos e despesas totais;
quais são os itens de custos e despesas que mais impactam seu resultado;
como se portaram ultimamente em relação à possíveis aumentos;
quanto representa sua folha de pagamento em relação às despesas totais da empresa;
seus níveis de produtividade;
como está seu processo de compras e verificar se consegue eventualmente desenvolver novos fornecedores, para redução de custos;
se sua estrutura operacional está superavaliada em relação à sua necessidade;
verificar possíveis desperdícios e perdas produtivas;
o quanto seus custos indiretos representam do total de custos de sua empresa;
suas despesas financeiras e porque ocorrem;
seus processos de negócios;
...
"Acompanhar custos, despesas deve fazer parte de seu processo de gestão.” Não deve ser uma reflexão tardia.
Compare com seu setor
Estabeleça métricas que sejam significativas para o seu negócio e comparáveis às usadas por outras empresas do seu setor. "Se você perceber que está gastando mais em certas categorias, pesquise, investigue o porquê, e tome as medidas apropriadas para reduzir esses custos em relação ao seu setor."
Gerenciar custos variáveis
Olhe para as despesas variáveis passadas da sua empresa e calcule qual a porcentagem elas representam em relação às vendas. As percentagens históricas fornecem um bom indicador de potenciais custos futuros, e, um parâmetro de referência para se utilizar e manter esses custos em linha com a atividade de venda.
Seja rigoroso com os custos e despesas fixas
As pessoas tendem a se tornar complacentes com os custos fixos porque eles geralmente são recorrentes e muitas vezes refletem relacionamentos de longa data com os fornecedores e atividades executadas. Mas você deve testar periodicamente o mercado para ver se você pode obter um negócio melhor de fornecedores concorrentes. É de boa prática obter duas ou três cotações regularmente para suas compras. Nunca acomode.
Invista em tecnologia
Explore novas tecnologias que podem ajudar sua empresa a melhorar a eficiência, aumentar a produtividade e reduzir custos.
Envolva sua equipe
Envolva sua equipe e as torne responsáveis pela definição e gestão de seus custos e despesas. Vincule objetivos de cumprimento do orçamento e a de redução de custos e despesas à planos de remuneração variável. Isso ajudará a criar uma cultura de desperdício zero dentro de sua organização e motivará os membros da equipe a implementar iniciativas de redução de despesas e também a serem criativos.
Enfim, faça um planejamento cuidadoso, revise o que for necessário e, faça o que for necessário.
Inove, persista, seja constante e foque seu objetivo.
Luis Valíni
Comments