top of page
Foto do escritorLuis Valini

Sinais de problemas financeiros à vista

Atualizado: 11 de jun. de 2023


Problemas financeiros
Problemas financeiros

 

Alguns sinais de advertência de futuras dificuldades financeiras nas empresas são óbvios, mas outros nem tanto. Saber reconhecê-los com antecedência pode ajudar seus gestores a lidar com a situação, antes que ela saia do controle. Dentre estes temos:


Crescimento descontrolado da empresa

As empresas estão constantemente buscando crescimento em vendas e participação de mercado. Esta taxa de expansão deve ser bem planejada para não haver descontrole na gestão de capital de giro, e, consequentemente, a possibilidade de aumento endividamento financeiro que impactará negativamente nos resultados da empresa.

O rápido crescimento das vendas vem com desafios de fluxo de caixa, pois, a empresa aumentará seu fluxo de produção, que acabará impactando no aumento de seu estoque, aumento nos seus valores a receber, e, nem sempre conseguirá aumentar seus prazos de compras a fim de auxiliar no financiamento do aumento dos estoques e contas a receber.

Gerenciar a cadeia logística também é um grande desafio em tempos de rápido crescimento em vendas, pois, as seguintes situações poderão ocorrer:

  • Área de armazenagem insuficiente para atender o aumento de estoque de insumos e produtos acabados;

  • Aumento da equipe de funcionários e seu devido treinamento para atender a demanda de movimentação dos produtos e insumos nos armazéns;

  • Necessidade de mudança e melhoria do Layout da fábrica para o novo dimensionamento produtivo;

  • Indisponibilidade de transporte necessário para receber insumos e escoar produtos acabados;

  • Fornecedores despreparados para atender sua nova necessidade de insumos.

Nestas situações geralmente há um aumento de erros em todos os processos da empresa, levando à perda de qualidade, insatisfação dos clientes e prejuízos financeiros. “Todas às vezes que tomamos decisões urgentes, tudo tende a custar mais caro, e as decisões tomadas nem sempre são as melhores.”

Em relação à fábrica as possíveis consequências serão: o aumento de horas extras, perda de produtividade por conta da necessidade de se fazer mais setups, aumento nos gastos de manutenção dos equipamentos, contratação de novos funcionários sem o devido treinamento, improdutividade, reprocesso e perdas de produtos. Também poderá ocorrer a necessidade de abertura de novos turnos de trabalho, e, muitas vezes, as margens das vendas não suportarão estes custos adicionais.

É importante salientar que a criação de demanda no mercado através de um bom marketing sem atendê-la adequadamente, pode gerar oportunidade para seus concorrentes atenderem melhor que você e ganhar sua participação de mercado.


Você pode evitar esta situação!

Ao decidir crescer rapidamente você precisa ter certeza de que o ritmo definido será factível com sua necessidade e possibilidade de acompanhamento, gestão e recursos disponíveis no curto prazo, caso contrário, crescer poderá se tornar um grande problema para sua empresa. “É importante saber como se cercar das pessoas certas para crescer com sucesso com lucratividade e garantir que você gerencie bem seu fluxo de caixa, sua linha de crédito e seus outros recursos produtivos”.


Elaboração de planejamentos tributários mirabolantes para viabilizar a empresa no seu dia a dia.

Todos sabemos que os impostos no Brasil são um dos mais altos do mundo, e, nem sempre as empresas conseguem se rentabilizar devido a esta carga tributária. Quando as dificuldades financeiras aparecem, muitos empresários acabam fazendo planejamentos tributários, separando empresas, optando por regimes tributários diferentes para pagar menos impostos, e, nem sempre, isso gera o resultado esperado.

Ao optar por este caminho, você deve estar ciente dos riscos. Quase sempre para gerenciar estas novas empresas e ter bons controles administrativos, produtivos e de custos, você terá que contratar mais funcionários, ampliar sua estrutura de informática, ter custos adicionais contábeis e criar processos. Sua complexidade societária aumentará e envolverá provavelmente gastos com honorários de profissionais para estruturar estas novas empresas. Também provavelmente após esta decisão terá que ter uma assessoria jurídica permanente para sua orientação e ainda correr o risco de no futuro o fisco vincular todas as operações.

Não estamos dizendo que não devemos estar atentos a possíveis ganhos tributários, ou realizar bons planejamentos tributários, mas, acreditamos que ao optar por determinadas soluções todos os aspectos já mencionados devem ser considerados.

Reflexão: Se para manter sua empresa competitiva, sua única alternativa for buscar ganhos tributários, provavelmente você está com outros problemas e não está conseguindo enxergá-los.


Uma aquisição de empresa que não sai como planejado

Ao adquirir uma empresa, o processo de integração leva tempo, e, em muitas vezes, há a necessidade de novos investimentos além do previsto inicialmente, especialmente em situações onde a empresa adquirida não está com bom desempenho econômico e financeiro.

O desafio de integrar a cultura corporativa é geralmente subestimado. A força de uma empresa muitas vezes reside na capacidade de sua equipe. Se estes funcionários não aderirem aos novos valores, visão, missão e políticas, a integração será difícil e haverá um impacto nas operações. A coisa mais difícil de se mudar é a cultura corporativa.

As sinergias são muitas vezes superestimadas nas aquisições. Isto ocorre porque não há uma análise mais aprofundada sobre as estruturas, processos, competências, necessidades específicas, lideranças, informatização, mercados, capacidades operacionais reais dentre outros fatores. Por conta de uma situação mal avaliada, a compradora pode ter que arcar com custos adicionais não previstos, levando a não rentabilização do processo de Fusão e Aquisição.


Como evitar problemas com uma aquisição de negócio?

É importante investir tempo e dinheiro para revisar minuciosamente os registros financeiros, questões legais, posicionamento de mercado do negócio, equipe, capacidades operacionais, dentre outras questões na empresa que você deseja adquirir. Concluir a diligência pode salvá-lo de surpresas dispendiosas após a aquisição. O processo de due diligence também o ajudará você a planejar a integração de seus novos negócios.


Mudanças nos sistemas de gestão

Ter ferramentas de gestão eficientes é essencial para a sobrevivência de uma empresa, mas contratempos são comuns durante a sua implementação de tais sistemas. As ferramentas de gestão podem custar muito mais do que o esperado, podendo levar à perda de informações durante um determinado período, e, as decisões do dia a dia serem prejudicadas. A maioria das vezes analisamos o custo do software e desprezamos o custo da migração através da equipe interna. Também não prevemos as possíveis resistências dos funcionários às novas tecnologias e não mudamos os processos necessários para que a empresa seja mais produtiva em um novo ambiente de tecnologia. Às vezes para operar o novo sistema e termos novas ferramentas de gestão teremos inclusive que contratar mais funcionários poder operar o sistema da forma como a empresa deseja.


Como garantir a implementação bem-sucedida de um novo sistema de gestão?

  • Conhecer bem as alternativas de softwares disponíveis no mercado;

  • Entender se seus processos funcionarão adequadamente neste novo ambiente;

  • Rever processos se necessário;

  • Visitar empresas onde este software foi implantado;

  • Montar um bom planejamento;

  • Criar um time para implantação;

  • Treinar suas equipes;

  • Deixar claro para todos que esta será a nova plataforma que a empresa irá operar;

  • Analisar a capacidade de seus equipamentos;

  • Analisar o quanto de tempo extra seus funcionários necessitarão para poder implantar o sistema;

  • Rever seus cadastros;

  • Ser rigoroso em seus objetivos;

Implantar um novo software é um projeto estratégico e deve ser acompanhado de perto pelo principal executivo da empresa.


Elevados níveis de endividamento

O nível de endividamento das empresas depende de muitos fatores como, segmento empresarial, maturidade da empresa, política de capital de giro, necessidade de investimentos, se é uma empresa deficitária ou superavitária, políticas internas e políticas de captação de recursos de curto e longo prazo. As empresas com altos níveis de endividamento possuem menos flexibilidade em sua operação, e são mais vulneráveis ao inesperado. Já as empresas com baixo endividamento e caixa adequado às suas operações, tendem a ter mais oportunidades do que as demais em relação à redução de custos operacionais e oportunidade de ganhos extras. Outro aspecto importante é: quanto mais alavancado for uma empresa, maior será seu risco perante o mercado e consequentemente tende a pagar juros mais elevados.

A composição do endividamento deve ser bem equilibrada entre a dívida de curto e longo prazo. O ideal é que projetos de longo prazo sejam viabilizados com recursos financeiros de longo prazo. Em projetos de longo prazo há a necessidade de se considerar além da aquisição de equipamentos, instalações e o dimensionamento do novo capital de giro necessário para viabilizar o projeto. Caso não haja este dimensionamento e adequação de fonte de captação adequada, a empresa tenderá a pagar custos financeiros mais altos, pois, deverá captar estes recursos em linhas de financiamento de curto prazo e nem sempre terá esta disponibilidade.


Como evitar o excesso de alavancagem?

Para evitar o aumento de alavancagem financeira de sua empresa, é importante que:

  • Elabore um projeto de investimento e elabore análise de cenários e sensibilidade;

  • Monitore sua lucratividade mensalmente, e, verifique se a geração de caixa proveniente deste lucro é suficiente para arcar com financiamentos de longo prazo, juros da dívida, dividendos e formação de capital de giro;

  • Ao analisar um novo projeto, é importante considerar custos potencialmente inesperados, e estabelecer uma estrutura de financiamento adequada no início;

  • Também seria sensato reter parte da lucratividade para formação de capital de giro;

  • Antes de decidir por novos investimentos, verifique se você já faz bom uso dos seus ativos. Quanto mais utilizar sua capacidade instalada, melhores serão seus retornos. Equipamentos com baixa utilização tendem a se tornar custos;

  • Otimize seus níveis de estoque;

  • Ajuste sua política de recebimento de acordo com suas necessidades;

  • Negocie para comprar com melhores prazos sem custos adicionais.


Sucessão empresarial mal planejada

Há uma grande admiração por negócios, passados de uma geração para a outra, mas este é um dos maiores desafios que uma empresa enfrentará quando os fundadores decidirem passar o comando para a próxima geração.

Dentre os possíveis problemas temos:

  • Conflitos entre acionistas dentro da mesma família que prejudicará uma gestão eficaz, pois, as emoções acabam impedindo que se tomem boas decisões baseadas em consenso;

  • Muitas vezes, os sucessores estão mal preparados para assumir cargos de direção, ou nem gostariam de assumir tal posição;

  • Muitos sócios e muitos herdeiros;

  • Falta de clareza dos números da empresa;

  • Pode haver resistência dos funcionários-chave da empresa em aceitar uma nova liderança que não seja competente para assumir a gestão. Em uma situação como esta, pode haver desmotivação da equipe, levando até a saída destes funcionários.


Como executar uma sucessão empresarial com sucesso?

Um planejamento de sucessão deve ser feito com a antecedência necessária para não haver riscos de interrupção dos negócios. Neste planejamento deve-se considerar as capacidades dos sucessores, conflitos atuais ou futuros que possam ocorrer, implantação de acordos de acionistas e governança corporativa. Também neste planejamento a empresa deve inclusive avaliar a contratação de administradores profissionais, e, até eventualmente, colocar a venda a empresa.


Empresas com atividades cíclicas elevadas

As empresas com atividades cíclicas, geralmente tem sua produção e venda com alta concentração em determinados períodos do ano. Como exemplo temos empresas que produzem panetone, ovos de Páscoa e empresas rurais.

Em empresas com características cíclicas os seguintes eventos geralmente ocorrem:

  • Concentração de compras antes do início da produção;

  • Estoques elevados;

  • Necessidade de mão de obra adicional para o período cíclico;

  • Treinamento desta mão de obra;

  • Subutilização de ativos imobilizados, como, máquinas, equipamentos, prédios dentre outros;

  • Concentração de vendas;

  • Aumento na demanda de transportes;

  • Elevação do volume de capital de giro necessário para girar a operação;

  • Aumento do endividamento financeiro de curto prazo;

  • Aumento do volume de perdas nas operações, devido à pressão necessária ao atendimento dos pedidos que devem ser expedidos o mais rápido possível;

  • Aumento do risco de crédito;

  • Lucratividade em poucos meses do ano seguido de prejuízos em períodos de sazonalidade baixa.

Como evitar problemas em indústrias cíclicas.

Ao administrar um negócio em um setor cíclico, você precisa ter um cuidado redobrado em seu planejamento a fim de evitar problemas de fluxo de caixa e resultados. Este planejamento deve ser feito antes das operações iniciarem para que você possa trabalhar cenários e assim dirimir possíveis riscos da operação. Ao realizar o planejamento você deve considerar o ciclo anual da empresa e não apenas o período sazonal.

Você pode, com o tempo, desenvolver novos produtos e abrir novos mercados, para reduzir a sazonalidade de seu negócio.

Elaborar um bom planejamento tributário também é um fator importante para não pagar impostos desnecessários.

Desenvolver linhas de crédito suficientes para suportar a necessidade de capital de giro com taxas de juros justas.

Negociar com seus fornecedores para ter o máximo de prazo de pagamento, a fim de diminuir a necessidade de capital de giro.

Fazer manutenções preventivas nos equipamentos para que não quebras e perdas de produtividade no período de alta produção.

Elaborar um plano de produção eficiente para que atenda a necessidade da empresa.

Eventualmente trabalhar com funcionários temporários para altas demandas de produção.

Ser rígido na execução de seu planejamento em todos os aspectos de gestão.


Concentração nos negócios

Quando falamos de concentração estamos falando de depender de poucos fornecedores, ter poucos clientes, ter um portfólio de produtos pequeno, ter funcionários que concentram muitas atividades e ter equipamentos trabalhando no limite de capacidade, etc.

Todas às vezes que você tem um nível de dependência alto de fornecedores, clientes, produtos, equipamentos e funcionários, os riscos operacionais tendem a aumentar para a organização, podendo gerar grandes prejuízos e até interrupção de atividades.

De qualquer forma, sempre haverá algum nível de concentração em qualquer empresa. Você sempre terá um fornecedor ou grupo de fornecedores onde você concentra suas compras, um grupo de clientes que possuem uma maior representatividade nas suas vendas, dentre do seu portfólio de produtos, sempre haverá aqueles que vendem muito mais que outros.


Mas como devemos agir nestas situações?

Primeiro você deve conhecer seus níveis de concentração, fazendo uma análise de Pareto, de seus clientes, fornecedores, insumos, mercados, produtos e conhecer as características de concentração de cada um destes grupos.

Em seguida, deve fazer uma análise estratégica para buscar alternativas para diminuir as dependências que você tem e procurar diversificar o máximo possível.

Estabeleça isso como um plano e busque implementá-lo. Com certeza seus resultados a médio prazo melhoraram e seus riscos diminuirão.


Questões de gestão financeira

A má gestão econômica e financeira geralmente pode levar a sua empresa a sérios problemas. É muito comum ver empresas que não possuem demonstrações financeiras confiáveis, e, se quer, as geram mensalmente. Outras empresas as elaboram mensalmente, distribuem estes relatórios para seus executivos e as análises acabam sendo superficiais, não se concentrando nas resoluções de problemas mais urgentes.

Outros aspectos importantes que podem levar a sérios problemas econômicos e financeiros são:

• Falta de política de crédito e cobrança adequada;

• Inadimplência alta;

• Desconhecimentos das margens de vendas de seus produtos;

• Desconhecimento do ponto de equilíbrio;

• Limites de crédito insuficientes;

• Linhas de créditos inadequadas para atender demandas variadas de crédito;

• Descontrole de tarifas e despesas bancárias;

• Retiradas de lucro além da possibilidade da empresa;

• Misturar a pessoa física com a pessoa jurídica;

• Não acompanhamento do fluxo de caixa;

• Não possuir um bom planejamento orçamentário;

• Descontrole cambial;

• Ativos subutilizados;

• Sistemas mal configurados, prejudicando a gestão da informação;

• …


Como evitar problemas de gestão financeira?

A implementação de processos financeiros eficientes ajudará você a simplificar suas operações de negócios e obter as informações de que precisa, quando precisar. Ter bons processos, controles, políticas e indicadores é essencial para mitigar os riscos (gerenciamento de caixa, fraude, custos incorretos, etc.). Implantar indicadores que definam o rumo da organização será fundamental neste processo.


Problemas relacionados com o ambiente externo.

Vários aspectos do ambiente externo podem representar riscos, como uma indústria altamente regulamentada, afastamento dos mercados, concorrência feroz, guerras, pandemias, risco cambial, novos entrantes, risco político, risco de imagem, dentre outros.

Como evitar problemas relacionados ao ambiente externo?

Elaborar uma análise de seu ambiente externo anualmente como parte de um processo de planejamento estratégico ajudará você a identificar as últimas tendências, analisar seu ambiente competitivo e estabelecer estratégias para responder a possíveis ameaças que possam estar por vir. É importante ficar de olho em tecnologias possam gerar grandes transformações em seu setor.


Se sua empresa possui algum destes sintomas, comece agir desde já para corrigi-los. Se precisar, conte com a Valini Consulting há dezenove anos trabalhamos com processos de redução de custos, viabilização de negócios e busca de fontes de financiamentos.

Commentaires


bottom of page