Entendendo o conceito de Margem de Contribuição - Uma visão ampliada
- Luis Valini Neto
- 15 de jan. de 2020
- 7 min de leitura
Atualizado: 2 de nov. de 2024
Ao administrar uma empresa é de extrema importância entender o quão lucrativo é o seu negócio. Muitos gestores analisam apenas a margem de lucro operacional ou final, que mede o montante total pelo qual a receita de vendas excede os custos. Apesar de serem indicadores importantes, expressam de forma sintética o resultado de sua empresa, o que pode levar a conclusões e decisões erradas....

Em um processo de formação da lucratividade de uma empresa temos muitos produtos e serviços que possuem estruturas de custos diferentes, e que sofrem impactos em suas margens pelo seu processo de fabricação, comercialização, tributação e transporte, além de seu posicionamento estratégico de preço no mercado.
Para entender como um produto especĆfico contribui para o lucro da empresa, Ć© necessĆ”rio conhecer e saber interpretar o conceito de Margem de Contribuição.
O que é a margem de contribuição?
Margem de contribuição Ć© a diferenƧa entre o total de receita de vendas e os custos e despesas variĆ”veis āāde uma empresa. Chama-se margem por tratar-se de uma parcela (margem) do faturamento da empresa; e chama-se de contribuição por ser esta margem destinada a contribuir com a cobertura dos custos e despesas fixas (que nĆ£o sĆ£o incorporados aos produtos) e geração de resultado dos mesmos.
Você pode usar a fórmula de margem de contribuição para determinar o quanto das receitas de vendas de uma empresa estÔ contribuindo para cobrir seus custos e despesas fixas.
Pode ser apresentado totalizando todas as receitas de vendas menos os custos e despesas variĆ”veis, como o valor de uma Ćŗnica unidade ou produto, e como porcentagem das vendas lĆquidas. VocĆŖ tambĆ©m pode usar a fórmula para calcular o ponto de equilĆbrio de um negócio.
No geral, o conceito de margem de contribuição baseia-se na diferença entre os custos e despesas fixas, e os custos e despesas variÔveis.
Os custos e despesas fixas sĆ£o aqueles que permanecem estĆ”veis independentemente do volume de vendas e produção da empresa. JĆ” os custos e despesas variĆ”veis āāvariam de acordo com os nĆveis de produção e vendas.
Geralmente utiliza-se este conceito para analisar a lucratividade de cada produto dentro do portfólio de uma empresa, administrar os custos variÔveis de cada um, para decisões de preço, para ações de melhoria de suas operações internas, processo produtivo e de comercialização.
Como calcular?
Margem de Contribuição UnitĆ”ria = MCu = PVu - CVu - DVuĀ
Onde:
MCu = Margem de contribuição unitÔria;
PVu   = Preço de Venda unitÔrio;
CVu   = Custo variÔvel unitÔrio ou Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)
DVu  = Despesa variÔvel unitÔria.

Margem de Contribuição = MC =VENDAS-CV-DV
Onde:
MC = Margem de contribuição total
PVĀ = VendasĀ
CV = Custo variÔvel total
DV = Despesa variÔvel total

Como as empresas utilizam este conceito?
A anĆ”lise da margem de contribuição ajuda os gestores a tomar vĆ”rios tipos de decisƵes, como desde lanƧar uma nova linha de produtos ou retirar uma linha deficitĆ”ria, precificar um produto ou serviƧo, estruturar as comissƵes de vendas, definir o ponto de equilĆbrio de uma regiĆ£o de vendas etc.
Uma utilização muito comum é de comparar produtos e determinar quais manter e quais retirar do mercado. Se a margem de contribuição de um produto é negativa, a empresa estÔ perdendo dinheiro com cada unidade que produz, logo, deve tomar medidas como aumentar preço e baixar custos para reestabelecer as margens. Caso não consiga, provavelmente deverÔ retirÔ-lo do mercado.
Vantagens na utilização do conceito de Margem de Contribuição
⢠Facilidade de uso - Uma das principais vantagens em se utilizar este conceito Ć© a facilidade de sua utilização e mensuração. Isto Ć©, sua obtenção parte da dedução dos custos e despesas variĆ”veis das vendas lĆquidas. Os gestores podem utilizar este conceito para determinar o ponto de equilĆbrio de uma empresa em unidades monetĆ”rias e/ou unidades produzidas/ comercializadas, fazer uma anĆ”lise das margens de um determinado portfólio de produtos e tomar decisƵes sobre adequação de custos e despesas, dentre outras possibilidades.
⢠Utiliza informaƧƵes jĆ” existentes ā Para analisarmos a margem de contribuição de um determinado produto ou negócio, basta que segreguemos estas informaƧƵes do sistema de custos da empresa, pois, na maioria das vezes estas informaƧƵes jĆ” existem. O cuidado que teremos que tomar serĆ” determinar quais sĆ£o os custos e despesas variĆ”veis para a realização dos cĆ”lculos.
⢠Simulação rĆ”pida de margens e preƧos ā Devido a simplicidade de cĆ”lculo, podemos facilmente utilizĆ”-la para definir os preƧos e margens de novos produtos que queiramos lanƧar no mercado.
⢠Definição do mix ideal de produção ou venda ā Baseado no conceito de margem de contribuição podemos definir qual Ć© o mix de produtos mais lucrativo a ser vendido em um determinado perĆodo, levando-se em conta as possibilidades produtivas e comerciais de uma empresa.
Desvantagens na utilização do conceito de Margem de Contribuição
⢠Elasticidade da demanda - A anĆ”lise por margem de contribuição ignora o fator de elasticidade e demanda, isto Ć©, que preƧos diferentes podem influenciar diferentes nĆveis de demanda e isto levar a uma maior ou menor lucratividade da empresa.
⢠Ćtil apenas para anĆ”lises de curto prazo - Quando temos que tomar decisƵes sobre preƧos e quantidades de vendas de produtos, este conceito Ć© interessante apenas para cenĆ”rios de curto prazo. Para anĆ”lises de longo prazo necessitamos utilizar outros mĆ©todos e cenĆ”rios para tomarmos melhores decisƵes.
⢠Não correlacionar a anÔlise da margem de contribuição dos produtos com o ciclo de vida de cada um - Quando conhecemos o posicionamento de nossos produtos através da anÔlise proporcionada pela Matriz B.C.G., podemos entender o estÔgio de cada produto em relação à sua tecnologia, ao seu perfil de custos, aos preços praticados no mercado e à aceitação do produto pelo consumidor. Estes são os principais fatores que determinam o estÔgio do ciclo de vida do produto.

De acordo com a Matriz B.C.G. e o Ciclo de Vida dos Produtos, eles podem ser analisados da seguinte maneira:
Produtos Vaca Leiteira - São os produtos que, geralmente, encontram-se na fase de maturidade de seu ciclo de vida. Possuem grande penetração no mercado, são conhecidos, mas sua tecnologia de produção jÔ não é tão eficiente e existe uma concorrência atuante. Por estes motivos, apresenta um volume de faturamento elevado, mas baixa margem de contribuição. São produtos que a empresa deve incentivar as vendas se desejar obter aumentos de faturamento.
Produtos Estrela - SĆ£o produtos que se encontram no final da fase de crescimento, jĆ” atingindo a fase de maturidade. Possuem participação crescente no mercado, pois jĆ” tiveram a devida aprovação dos consumidores. SĆ£o produtos relativamente recentes, com tecnologia ainda bastante competitiva e baixo nĆvel de concorrĆŖncia. Por isso, apresentam elevados nĆveis de faturamento com uma considerĆ”vel margem de contribuição. Caso a empresa queira aumentar seu faturamento e sua lucratividade, deve promover a venda destes produtos.
Produtos Abacaxi - SĆ£o classificados nesta categoria os produtos que se encontram na fase de declĆnio do seu ciclo de vida. SĆ£o produtos ultrapassados tecnologicamente, com grande nĆvel de concorrĆŖncia (sua tecnologia tornou-se de domĆnio pĆŗblico) e cuja aceitação no mercado estĆ” em queda. Estes produtos devem ser mantidos no catĆ”logo de vendas da empresa apenas se contribuem para alavancar a venda de outros produtos, se complementam o leque oferecido ou se sĆ£o utilizados com fins estratĆ©gicos de mercado (inibir a entrada de concorrentes nos clientes atuais, por exemplo). Caso contrĆ”rio, devem ser realizados estudos sobre a viabilidade de sua extinção.
Produtos em questionamento. Estes produtos encontram-se entre as fases de nascimento e crescimento em seu ciclo de vida. SĆ£o produtos recĆ©m lanƧados, nĆ£o possuindo histórico sobre sua aceitação no mercado, que poderĆ” ocorrer ou nĆ£o. Possuem tecnologia moderna e baixo nĆvel de concorrĆŖncia, proporcionando alta margem de contribuição, mas baixo faturamento. Por nĆ£o se ter certeza de sua aceitação ou nĆ£o no mercado, podem tornar-se produtos estrela, com crescimento de mercado, ou produtos abacaxi, com o fracasso de seu lanƧamento.

⢠Em seu processo de decisĆ£o assumir indevidamente que os preƧos e custos sĆ£o constantes - AtravĆ©s do conceito de margem de contribuição vocĆŖ poderĆ” calcular o Ponto de EquilĆbrio de sua empresa, assumindo um determinado nĆvel de custos e despesas, e, considerando que estas sĆ£o constantes. Ocorre que em virtude da dinĆ¢mica de mercado os preƧos e custos mudam constantemente e devem ser revistos e analisados dentro de um contexto muito maior que simplesmente uma anĆ”lise pontual.
⢠AnÔlise de margem de contribuição x decisão de investimento - Apesar de um produto poder apresentar uma margem de contribuição elevada, muitas vezes o resultado obtido não estÔ sendo o suficiente para rentabilizar os investimentos fixos que foram realizados para o seu lançamento e assim o mesmo não estÔ agregando valor para a empresa.
Cuidado ā Antes de tirar um produto com margem de contribuição baixa de seu portfólio, verifique a relação que ele tem com os custos diretos e indiretos da empresa, utilização de equipamentos, o seu posicionamento de mercado, o reflexo de sua venda na comissĆ£o de seus vendedores e no seu custo logĆstico. Retirar de venda um produto de seu portfólio apenas atravĆ©s de uma anĆ”lise simplista pode afetar toda a cadeia de lucratividade de sua empresa.
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