A comunicação eficaz em finanças é uma habilidade essencial para quem trabalha na área. Seguem algumas dicas rápidas para melhorar sua comunicação:
PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA
Organize os seus pensamentos de forma estruturada para poder comunicar ao seu público o que é necessário saber e compreender. No mínimo, anote as cinco principais ideias que deseja comunicar durante sua apresentação e treine para que o processo de comunicação seja claro e eficiente.
CONHEÇA SEUS OBJETIVOS
Compreenda o objetivo a ser alcançado com a reunião. Qual é a decisão que deve ser tomada? Quais são as medidas necessárias? Como fazer as pessoas tomarem a melhor decisão?
CONHEÇA SEU PÚBLICO
Quando se trata de finanças, é fácil ficar preso a termos e dados financeiros. Se, por exemplo, ao apresentarmos um projeto de investimento para um público não financeiro e utilizarmos termos comuns como ROE, ROIC e DCF, isso pode, de imediato, afastar o interesse de nosso público e prejudicar a decisão que precisamos tomar. A clareza, a simplicidade e a comunicação correta, são mais relevantes do que qualquer termo técnico. Tenha sempre em mente o seu objetivo.
AJUDE O SEU PÚBLICO A ABSORVER O CONTEÚDO DA MANEIRA QUE MELHOR FUNCIONAR PARA ELES.
Quando fazemos uma apresentação, nunca conhecemos as reais características do nosso público. Cada ouvinte tem uma forma particular de aprender e armazenar conteúdo. Alguns são sinestésicos, outros são visuais e outros auditivos.
Visual: as pessoas Visuais aprendem com mais facilidade por meio de esquemas, figuras, gráficos e outros recursos visuais, como vídeos e aulas expositivas;
Auditivo: abordagem que privilegia debates, palestras e seminários. Os ouvintes que se identificam com ela também apreciam muito bem materiais em áudio, tais como podcasts. Ouvintes auditivos podem se distrair com outros sons que não estão relacionados à reunião;
Cinestésico: O conceito de cinestésico é relacionado à percepção do movimento, do peso, da resistência e da posição corporal. Os espectadores cinestésicos apresentam como principal característica a capacidade de aprender através de experiências práticas. Exposições práticas, que envolvam montagem e desmontagem de objetos ou lidar com questões reais, tendem a atrair esse tipo de público.
Portanto, ao planejar sua apresentação, lembre-se de apresentá-la de maneira que atenda a uma variedade de públicos, visto que, em geral, nunca será possível identificar o perfil real de cada indivíduo em uma apresentação.
UTILIZE O FRAMEWORK SCIPAB PARA ORGANIZAR SEUS PENSAMENTOS.
A abreviação SCIPAB significa Situação, Complicação, Implicação, Posição, Ação, Benefício.
O objetivo é estabelecer uma comunicação mais eficiente e eficaz, como parte das conversas que ocorrem diariamente. Obviamente, SCIPAB é um acrônimo, dividido nas seis seções a seguir:
Situação — Representa o estado atual da situação.
Complicação — Relaciona as questões relevantes, os obstáculos ou as chances;
Implicação — Proporciona uma visão das consequências que podem surgir caso as dificuldades não sejam enfrentadas;
Posição — Registra a opinião do apresentador sobre as mudanças necessárias que devem ser feitas;
Ação — Ajude o seu ouvinte a compreender a sua posição ou as perguntas que gostaria que ele considerasse durante a sua apresentação ou conversa. Utilize termos de ação, tais como considerar, debater, investigar e compreender.
Benefício — Descreva como sua Posição/Ação recomendada atenderá às necessidades dos ouvintes. Indique os resultados de forma clara e quantificáveis. Os benefícios que você descreve devem diferenciar você e ser significativos para seus ouvintes.
EXPLIQUE: O QUE ACONTECEU? E ENTÃO? E AGORA?
Ao fornecer informações básicas, explique o impacto sobre os negócios e o que precisa ser feito a respeito, seja uma ação específica ou uma decisão.
DEMONSTRE: " QUAL FOI O PONTO DE MAIOR IMPACTO"
Especialmente quando o assunto é crítico em termos de tempo, ancorar as conversas na métrica relevante realmente esclarece as conversas e torna a apresentação objetiva e esclarecedora.
REPASSE VÁRIAS VEZES SUA APRESENTAÇÃO ANTES DA REUNIÃO
Quando achar que sua apresentação já está pronta, revise-a novamente, simplifique-a, corte palavras desnecessárias do slide. Aprimore seu processo de comunicação.
ADICIONE CALOR E HUMOR
As pessoas estão presentes em reuniões o dia todo, portanto, misturar humanidade e um pouco de humor é muito eficaz para despertar o interesse das pessoas.
NÃO TENHA RECEIO DE DIZER "NÃO SEI"
Ou “não olhamos para isso”. Em vez de ficar girando em círculos para tentar explicar o que não sabe ou até mesmo inventar coisas, seja sincero quando não tiver conhecimento de algo e se disponha a buscar a informação em seguida.
Comunicação eficaz em finanças
Luis Valini
1193011-1501
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